
"Diz a lenda que o japão nasceu do amor entre duas divindades: Izanagi e Izanami, que tiveram uma filha, Amaterasu. É dela que nasceu toda a dinastia de imperadores japoneses. Ainda hoje, parte da população acredita que o seu imperador é um deus vivo." - Un geek en japón
O Japão é formado por um arquipélago, ou seja um conjunto de ilhas. É formado por 4 grandes ilhas e cerca de outras 3 mil . Seu nome Nippon Koku [日本国], no idioma local, significa “Terra do Sol Nascente”. O nome Nipon [にっぽん] é usado de forma oficial, como por exemplo no dinheiro japonês, selos postais ou eventos esportivos internacionais, ja o Nihon [にほん] é mais casual e tambem mais frequente. Os japoneses referem a si mesmos como Nihonjin [日本人] e chaman a lingua de Nihongo [日本語].
Nosso Primeiro passo para aprender o japonês sera o de entender um pouco da escrita. Lembre-se que para dominar um outro idioma devemos conhecer a cultura de seu país de origem, e isso é mais que válido para o japonês. Sua cultura refle em sua escrita, pronuncia, forma de tratamento, etc.
Lingua Japonesa
À primeira vista pode apresentar muitas dificuldades, despertar medo ou até mesmo impossibilidade do aprendizado. Sem duvidadas, não é facil, mas concerteza não é impossivel. Na lingua japonesa, ou mesmo Nihongo, não existem tantos obstaculos, ja que em sua pronuncia muitos dos sons existentes existêm no português. Quanto a sua gramática é inexistente a variação de gênero (masculino ou feminino) nem em número (singular e plural) e tambem não existem indicadores de graus aumetativo e diminutivo, isso tudo ja pesa muito para um estudante da lingua, onde sua dificuldade, em minha opinião, se encontra no elevado número de Kanjis e suas diversas leituras.
A lingua japonesa é rica em expressões de tratamento, onde seus niveis de formalidade variam de acordo com o lugar (ambiente formal ou informal), a posição social do ouvinte (superior, subalterno) e tambem a idade (mais velho ou não).
A escrita
O japonês pode ser escrito do estilo tradicional (na vertical e da direita para a esquerda) e tambem no estilo ocidental (na horizontal e da esquerda para a direita). Não existe um alfabeto, tal como o nosso. Existem dois silabarios, chamados de Hiragana e Katakana. Um caractere normalmente equivale a uma silába de duas letras em nosso alfabeto, por isso SILABÁRIOS. Sendo assim, o caractere に se lê NI. Existe uma exeção, o som de N, o único som de consoante que pode existir sozinho.
Existem três tipos de escritas, onde todas podem ser usadas para formar uma frase, os Hiraganas e os Katakanas, falados anteriormente e os Kanjis. Kanjis são ideogramas (desenhos para representar idéias e não sons) criados na china e introduzidos no japão por volta do século IV. Existem milhares e milhares, se não me engano são mais de 50 mil kanjis "lembro me de ter lido isso em alguma matéria", entretanto o número de kanjis que os japoneses são OBRIGADOS a conhecer são apenas 1945. Os Hiraganas são fonogramas (simbolos para representar sons), apenas 46 simbolos, são usados para representar um kanji que ja não é mais ultilizado e tambem para informar sua leitura, usados para particulas, assim como morfemas variaveis dos adjetivos e verbos. Os Katakanas tambem são fonogramas (46 simbolos), criados no japão durante o século IX, e são utilizados para escrever palavras de origem estrangeira, nomes estrangeiros de pessoas e paises, nomes cientificos, onomatopéias (em mangás), e tambem é bem utilizado para dar destaque a palavras, equivalendo-se assim ao itálico.
Os sinais de pontuação tambem são diferentes. O ponto é escrito com um pequeno circulo (。), a virgula aponta para o lado contrario (、). Alem desses tambem usamos conchetes (「」) que são usados com o mesmo propósito das nossas aspas. Tambem são usados os pontos de interrogação (?) e exclamação (!). E lembre-se, não se usam espaços entre as palavras.
Este foi o primeiro post apenas para uma apresentação bem crua da Lingua japonesa. Eu ainda estou aprendende, e exatamente por esse motivo que tomei a iniciativa "dica de um sensei ^_^" de começar um blog para ensinar, claro, o que ja aprendi! Vamos evoluir juntos, todas as aulas serão cronológicas. É imprescindível que vocês leem e estudem cada post. Um abraço e até a próxima aula!
Material de pesquisa: WikiPédia, Progressive - Curso basico de japones, Japonês em quadrinhos.
Ameiiii, vou ser suaaluna número Ich.
ResponderExcluirEsperoo mais aulas *.*
E já vou colocar seu banner
aeeee... pode deixar que vou te colocar aki tambem amizade... ^_^
ExcluirWow, amei seu novo blog ^^
ResponderExcluirAulas de japonês fácil e rápidas era tudo o que eu precisava! Ah, quanto a nova parceria, já adicionei seu banner lá no blog.
Abraços e até a próxima,
Revolução Nerd
Yoo... Vlw amigão, pode deixar que o seu vai estar aqui tambem! Vlw mesmo abraço!
ExcluirÓtimo site!!! Domo arigatou!!!!!
ResponderExcluirHai hai!Douitashimashite! - Muito obrigado Amigão! ^_^
ExcluirHAhahaa...Achei Muito Legal Sua Iniciativa...Não ficarei de Fora!!Muito Obrigado Amigão!!!!!
ResponderExcluirAi sim amigão! Vlw mesmo! Pode contar comigo! Abraço! ^_^
Excluir